terça-feira, 5 de janeiro de 2016

China confirma construção de segundo porta-aviões

China confirms construction of second aircraft carrierMinistério da Defesa da China confirmou que segundo porta-aviões da China está em construção. O jornal estatal Xinhua afirmou que o porta-aviões é o primeiro a ser construído "completamente por conta própria", sem o uso de um casco de fabricação estrangeira ou intensificação da assistência estrangeira.
As autoridades chinesas reivindicam direito de soberania sobre quase todo o Mar da China Meridional, baseando-se em documentos históricos e mapas antigos - uma fonte de disputas territoriais, em particular com as Filipinas e Vietnã.
No ano anterior, 2015, foi marcado por um aumento das tensões entre a China de um lado, e os EUA do outro lado. Depois do míssil teleguiado da marinha de os EUA USS Lassen navegou dentro de 12 milhas náuticas ao largo Zhubi Reef das Ilhas Nansha em 27 de outubro, os oficiais militares chineses chegou a ameaçar com a guerra se essas patrulhas viesse a acontecer novamente, pois reivindica quase todo o Mar da China Meridional
Washington acredita que essas instalações militares são uma ameaça à liberdade de navegação na área.
A China também tem relações tensas com o Japão sobre questões de soberania no Mar da China Oriental.
Pequim e Tóquio disputam o controle das ilhas Senkaku, administradas pelo Japão, mas reivindicadas pela China sob o nome de Diaoyu
Ainda assim, com dois porta-aviões em atividade, a China vai aderir a um "clube de elite" , pois somente Índia e Itália têm dois porta-aviões ativos, enquanto que os EUA têm dez.

Imagem: A foto acima é a imagem de satélite do estaleiro em Dalian, China. O casco está sendo construído em duas partes.
Fonte: popularmechanics.com/ G1.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário