O Comandante da Marinha, almirante Eduardo Leal Ferreira, aprovou a criação de uma nova especialidade no Corpo Auxiliar de Praças (CAP): a de Segurança do Tráfego Aquaviário (STA), cujo indicativo por sigla será SQ.
A partir da nova iniciativa tomada pelo Comandante Leal Ferreira, algumas das tarefas e atividades das Capitanias dos Portos e suas Delegacias e Agências passarão a ser desempenhadas por praças de Segurança do Tráfego Aquaviário.
Principalmente aquelas relacionadas com inspeção naval, resgate e salvamento de pessoas em perigo no mar e nas águas interiores, inscrição e registro de embarcações, habilitação e cadastro de amadores e de aquaviários, fiscalização de tráfego e permanência de embarcações nas águas sob jurisdição brasileira – todas, rigorosamente, tarefas próprias de uma entidade de policiamento naval como a Guarda Costeira.
Os militares especializados em "SQ" poderão, também, atuar nos centros de Instrução (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar), nos setores de Busca e Salvamento dos Comandos dos Distritos Navais, nos meios distritais que realizam inspeção naval e, ainda, nos setores normativos da Diretoria-Geral de Navegação, da Diretoria de Portos e Costas e da Diretoria de Hidrografia e Navegação.
Fonte: Marinha Do Brasil / Plano Brasil / Roberto Lopes
Qual curso tenho que ter pra me inscrever no cap pra essa especialidade ?
ResponderExcluirFoi aprovada recentemente, mas fique de olho no próximo edital do "CAP" para maiores informações. , Abraços!
Excluirhttps://www.ensino.mar.mil.br/sitenovo/index.html
Essa especialidade não será.aberta ao público e sim apenas aos marinheiros QPA prestes a cursar.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFui de Mara no período de 85 a 89 - Qual a idade Máxima?
ResponderExcluir